Ilustração de canteiro de obras com equipamentos e trabalhadores.

Cartilha - Relatório Diário de Obras

Estrutura de um bom RDO

Tradicionalmente as construtoras incluem em seus diários informações que façam sentido no contexto contratual que se quer acompanhar. No entanto, é preciso levar em conta que o RDO também precisa estar alinhado ao Livro de Ordem de Obras. Este, por sua vez, segue estrutura definida através das resoluções do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia / CONFEA, como a Resolução 1.094, por exemplo.

Assim, é preciso que seu RDO forneça imagem precisa do que ocorre no empreendimento, porém essa visão necessita estar em harmonia com o contrato e a legislação vigente.

Veja a seguir as seções, que no RDOWEB nós chamamos de canais, que um bom RDO deve conter.

   Capa, ou cabeçalho

Identifica as partes interessadas, a descrição ou escopo da obra, prazos contratuais, responsáveis, jornada de trabalho, o dia e o identificador do RDO. Ou seja, nesta seção são registradas as principais informações do empreendimento.

Cabeçalho do RDO PDF de uma obra, com informações sobre a empresa, datas da obra e logo.

   Tarefas e atividades

Esse canal deve estar conectado ao planejamento da obra. Você consegue isso pré-carregando uma lista de atividades provindas da Estrutura Analítica do Projeto (EAP) ou do cronograma da obra. Não é necessário carregar toda EAP do empreendimento, você pode usar um agrupamento de nível 1 ou 2 para torná-la mais enxuta.

Assim, a pessoa irá registrar o que foi realizado selecionando as tarefas dentro de uma lista prévia. Após isso, ela poderá fazer observações complementares, anexar fotos e registrar avanço (quantidades realizadas).

Formulário PDF do RDOWEB com listagem de atividades executadas.

   Condições climáticas

Neste canal você deve registrar as condições climáticas gerais ocorridas no local de seu empreendimento. Considere que não estamos falando aqui apenas de chuva. Em projetos que trabalham com gruas, por exemplo, o vento pode ser determinante. Outros, como piers, precisam monitorar tábuas de maré.

Embora o registro seja relativamente simples, lembre-se que se trata de variável incontrolável e, algumas vezes, altamente impactante. Por isso, sempre utilize dados de uma fonte confiável, como o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (INMET), de uma estação meteorológica própria ou pelo menos um pluviômetro de bolha corretamente instalado no local.

Gráfico de pluviometria acumulada em dois anos de obra.

   Ocorrências e fatos relevantes

A comunicação entre as partes se dá através desse canal. Nele são registradas as ocorrências de campo e quaisquer eventos (impactantes ou não) ao projeto. Aqui também serão armazenadas as réplicas e tréplicas de fiscais ou cliente final, relacionadas de forma temporal como se fosse uma conversa mostrada em uma timeline.

Muitas pessoas utilizam esse canal descrevendo apenas eventos de pequena monta evitando temas polêmicos, pois têm receio que a comunicação se transforme em “flamewar”. Isso, no entanto, pode ser evitado simplesmente adotando uma linha redatorial neutra, evitando emoções e descrevendo apenas o ocorrido de forma objetiva.

Ocorrência informativa com comentário da contratante e fotos em anexo.

   Mão de obra

O quadro de mão de obra, quando bem registrado, fornece muitas informações valiosas sobre custos de trabalho, estimativas, pontualidade, segurança e conformidade do projeto. Também é possível inferir índices de produtividade cruzando informações daqui com o canal de atividade.

No entanto, o registro preciso desses dados pode ser demorado e intensivo. Para resolver essa questão, o RDOWEB se integra com catracas e relógios de ponto, obtendo dados de forma automatizada. Se seu empreendimento não possui catracas, você ainda pode fazer cargas importando informações entre os RDOs ou de planilhas Excel.

Quadro com quantidades de efetivo diário em obra.

   Equipamentos e ferramental

Todo diário deve conter o registro sobre o uso do equipamento ao longo do dia. Esse tipo de informação normalmente ajuda a coordenar os cronogramas de serviço para máquinas e equipamentos, dando noção geral de uso delas no projeto. O uso mais eficiente, bem como saber quando e onde é mais econômico alugar certos tipos de equipamentos dependerão desses registros.

Quadro com quantidades de equipamentos diários em obra.

   Paralisações

Embora registros desse canal quase sempre indiquem potenciais atrasos, um bom RDO deve incluir eventos de paralisações e interrupções mesmo que não impactem o cronograma. Os atrasos aqui devem seguir as mesmas premissas utilizadas no orçamento da obra. Por exemplo, se a obra foi orçada com cálculo em horas, você deve registrar interrupções em horas cheias, evitando informar minutos de paralisação.

Evite também discutir valores, culpa e se o evento é recebível ou não, descrevendo apenas o ocorrido.

Quadro informativo de horas impactadas por paralisação por incidência de raios.

   Acidentes

Segurança deve ser o principal objetivo de todos e um bom RDO deve obrigatoriamente conter informações quando ocorrem incidentes. Mesmo apresentando formalmente um relatório de acidente em separado, você ainda é obrigado a relatá-lo em seu RDO. Neste canal deve-se registrar acidentes de trabalho ou incidentes significativo que ocorram, ainda que de forma sucinta.

Texto informativo sobre acidente ocorrido em obra.

   Rodapé

Apesar do Relatório Diário de Obra ser considerado tecnicamente um registro (registros são válidos com apenas uma assinatura), é boa prática que ambas as partes assinem cada relatório. Alguns projetos têm coletado assinatura também das gerenciadoras contratadas, finalizando o documento com 3 campos de assinatura.

Aqui, o importante é que os assinantes tenham poderes de representatividade para evitar contestações.

Assinatura digital em código de barras, aplicada em Relatório Diário de Obras.